//
você está lendo...
CURIOSIDADES

O que é a Amazônia?

A Amazônia é considerada a área de maior extensão de floresta tropical do mundo, representando 40% do total ainda existente no planeta. A região é um paraíso de superlativos: abriga uma infinita diversidade de espécies e a maior bacia hidrográfica do mundo. Está localizada em um dos terrenos mais antigos do planeta e ocupa quase 40% do território brasileiro, com uma área de 3,5 milhões de km2. A floresta estende-se por sete países da América do Sul, que também fazem parte da bacia amazônica. Não há ninguém no planeta que não se refira à floresta – e ao futebol – quando se fala em Brasil.

Ao contrário do que alguns pensavam na década de 70, a Amazônia não é o pulmão do mundo, já que produz tanto oxigênio por meio da fotossíntese quanto o que absorve pela sua respiração. Por sua vez, a floresta presta valiosos serviços ambientais ao planeta ao regular a quantidade de gás carbônico na atmosfera e orquestrar a distribuição de chuvas em quase metade da América Latina. Isto acontece porque a mata retira do ar e retém nas plantas milhões de toneladas de gás carbônico, que se acumulam na atmosfera devido à queima de combustíveis fósseis, como o gás, carvão e petróleo. Este acúmulo é responsável pelo efeito estufa, o aprisionamento de energia que tende a aumentar a temperatura global, com efeitos imprevisíveis, mas certamente nocivos, para o homem.

Para entender melhor este processo, é preciso saber que metade das chuvas que caem na região é proveniente da umidade do oceano Atlântico e a outra metade da evapotranspiração da própria floresta. Este equilíbrio pode ser facilmente rompido quando as matas são queimadas, derrubadas ou fragmentadas, lançando na atmosfera uma grande quantidade de gás carbônico, no processo inverso da fotossíntese, e diminuindo a quantidade de chuvas locais e regionais. Com o crescimento anual da taxa de desmatamento na região, a ameaça a este mecanismo torna-se alarmante.

A biodiversidade amazônica é tamanha que não há outro lugar do planeta com uma variedade tão grande de espécies de pássaros, peixes, sapos e insetos. Muitos destes animais funcionam como controladores naturais de pragas, dispersores de sementes, além de serem responsáveis pela polinização de uma grande variedade de plantas. Existem mais de 300 espécies diferentes de árvores por hectare na floresta e mais de 80% delas só ocorrem na região. Além disso, o número de animais e vegetais ainda desconhecidos para a humanidade é muito significativo na Amazônia. Estas espécies não descobertas, aliadas ao potencial de químicos e gens que reservam, são preciosas novas fontes de alimentação, curas para doenças e inúmeros outros benefícios ainda não previstos pelo homem.

Fonte: http://www.horizontegeografio.com.br
                                                                                                                                                              

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 3 outros assinantes